[terça-feira, janeiro 09, 2007]

Vestibular digital

Photobucket - Video and Image Hosting

Está cada vez mais fácil cursar um nível superior, e cada vez mais difícil conseguir um trabalho após ele, porque tem gente demais formada pra trabalho de menos. O fato é que a cada dia abre uma faculdade nova no DF, elas se multiplicam que nem coelho. E nem sempre elas têm bom senso e criatividade na hora de fazer propaganda.

Um exemplo disso é um comercial da UniEuro*, no qual aparece um professor caminhando e o locutor diz "O Professor Fulaninho, formado pela UnB, mostra que nós estamos com os melhores profissionais". O que o comercial diz na verdade é que universidade boa é aquela que formou o professor, ou seja, a UnB. Consequentemente, eles não prestam porque não são a UnB. Pra que pagar pra fazer uma propaganda e colocá-la no ar se estão vendendo um produto que não é o deles? Eu, hein.

Outro exemplo: hoje estava dirigindo pro trabalho e vi um outdoor (que na verdade é billboard, mas isso é assunto para outro post) escrito: "Venha fazer Relações Internacionais na UniDF, com 20% de desconto, fazendo o vestibular digital". Vestibular digital??? Como assim, vc coloca o seu polegar na telinha e de acordo com as linhas do seu dedinho eles analisam se vc merece ou não passar no vestibular? Ou será que o vestibular é feito naquelas maquininhas com números quadradinhos?

Tá certo, eu sei que os computadores usam circuitos digitais, mas não soa estranho referir-se a algo que não seja um relógio ou uma balança como digital? Pra mim, se o que eles queriam dizer com "digital" era que você poderia fazer a prova pela internet, porque não colocar "vestibular online" ou "vestibular pela internet?". Talvez para tentar dar mais status para uma faculdade que não tem. E para passar a ter, deveria investir em professores, livros, e equipamento de ensino, e não em outdoors toscos.

*Nada contra a UniEuro, inclusive estudei lá por um ano. Foi um mero exemplo ilustrativo.


por Bella * 9:38 AM

___________________