[quarta-feira, agosto 23, 2006]

Morte ao Orkut

Photobucket - Video and Image Hosting

Li hoje no CorreioWeb que o Ministério Público entrou com Ação Civil Pública exigindo dados de membros de comunidades que praticam crime no Orkut, solicitando a quebra do perfil das comunidades e usuários sigilosos (ou seja, aqueles que têm Orkut com nomes falsos). Por causa do planejamento de vários crimes no Orkut, há um pedido judicial de fechamento do escritório da Google no Brasil. O famoso site de "relacionamentos", além de conseguir acabar com casamentos de 10 anos (conheço casos em Brasília, mas para mais exemplos leia a Marie Claire deste mês), agora coloca em risco empregos de funcionários do Google que não têm nada a ver com a atuação criminosa no Orkut.

Além disso, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal teve que entregar à Embaixada Americana o relatório que cita vários casos de pedofilia e pornografia infantil que ocorrem por causa do Orkut, visto que os pedidos de investigação que a Justiça Brasileira envia para o Google Brasil (proprietária do Orkut) nunca são atendidos, o que pode gerar uma multa de até 130 milhões por danos morais para a empresa.

Cerca de um mês atrás li que um estudante da UnB foi indiciado pelo crime de racismo praticado pelo Orkut. Na audiência, ele disse que criou as comunidades racistas por brincadeira. É, querido, por mais que se tente dizer que o Orkut não é para ser levado à sério, ele pode trazer graves consequências no mundo real. O jovem, mesmo que seja absolvido, vai ter que conviver com o estigma de ter sido acusado judicialmente pela prática de racismo.

Eu confesso que não sou a melhor pessoa para dar conselhos sobre Orkut, porque mesmo depois de eu ter saído deste troço ele quase conseguiu terminar meu namoro. Mas o que vejo atualmente é que aquela coisa de "virar amigo novamente daquele coleguinha de infância" é algo totalmente ilusório. Você pode até trocar uns scraps com a pessoa, mas se perderam o contato algum dia, não vai ser um site desses que vai fazer vcs virarem melhores amigos novamente. Quer manter contato? Use o MSN, porque vc pode conversar sem estar exposto a meio mundo, não vai ser acusado judicialmente e não vai acabar seu casamento/namoro. Ou pelo menos eu nunca ouvi falar dessas coisas terem acontecido via MSN.

Não vejo a menor utilidade em ter Orkut, muito pelo contrário, acho que ele é do mal. A partir do momento que algo sai da esfera virtual para causar danos à vida real, é sinal que virou um grande tubo de ensaio prestes a explodir. Ações judiciais, separações, espionagem, adolescentes que passam a tarde conectados ao invés de estar fazendo algo mais importante. Nada disso é coisa pra se orgulhar. [Só um parênteses: quando eu fazia estágio no Ministério Público, no começo de 2004, lembro de uma estagiária perguntando pra um promotor se ele tinha orkut. A resposta dele foi "não tenho e não quero ter. O Orkut ainda irá causar muito problema pra gente, você vai ver". Será que o cara tinha uma cápsula de viagem no tempo?]

Por mais que você não queira, pessoas que vc nunca viu na vida vão continuar espionando sua vida, lendo seus scraps, descobrindo onde vc vai no final de semana, criando comunidades inúteis e fazendo vc perder seu precioso tempo com algo que não leva a lugar algum. Você simplesmente não tem a opção de escolher quem pode ter acesso a seu perfil ou scraps. A única opção dada é participar ou não do site. Eu escolhi a segunda opção. E ficaria muito feliz se o Ministério Público conseguisse acabar com o Orkut, como ele pretende. Seria como tirar uma epidemia do mundo, na qual, apesar de muitos não fazerem nada para ficarem doentes, acabam sendo indiretamente afetados. A vida real já nos dá problemas demais pra ainda termos que nos preocupar com as consequências que o mundo virtual pode nos causar.


por Bella * 10:50 AM

___________________