[terça-feira, maio 17, 2005]

17 de maio

Image hosted by Photobucket.com

Hoje é o dia nacional da Noruega. Sei, ninguém agüenta mais eu falando da Noruega aqui no meu blog, mas sinto muito, hoje sendo um dia especial eu vou falar mesmo. Bem, na sexta-feira teve comemoração lá na Embaixada, com direito a conversas em norueguês e comidas típicas. Já é o quarto ano que vou à comemoração do 17 de maio, que sempre são muito bacanas. Este ano não teve uma esticadinha depois da embaixada, como nos anos anteriores. Ano passado teve festa na casa da Milena com vários ex-intercambistas e no retrasado teve festa no apê do Torkjell, com mais uns 15 universitários noruegueses que estavam em Brasília.

No ano que estava lá com os vikings, eu era Russ (formanda do 3º ano) e era tradição entre os formandos passar a semana que antecedia o dia nacional inteirinha bebendo e caindo pelos cantos (menos eu, pq eu não bebo). Ninguém dormia nem passava em casa durante uma semana (a não ser pra tomar banho), só fazendo zona na rua. Como nesta época do ano é primavera lá, não tinha problema de frio pra eles (pra eles, porque 8ºC não é a minha idéia de temperatura agradável).

Como Russ, tínhamos que usar a roupa de formando durante toda essa semana, que no final das contas tava uma inhaca só, de tanto sentar no chão/grama/carros/tudo-que-é-lugar-onde-não-se-senta e dos outros derramarem coisas em cima dela. No 16 de maio, aconteceram mega festas em todos os cantos do país, com bandinhas e DJs, que só acabava na hora que começava o desfile de 17 de maio. Lembro que em 2000 tocou uma banda muito boa em Verdal, chamada Big Blue Peanuts, que tentou cantar inclusive "Chorando se foi", da Kaoma. Meus amigos tiveram que me segurar pelos braços pra eu não subir no palco, tomar o microfone do cantor e cantar a música em português (e não naquele idioma recém-inventado pelo cantor). Ia ser mais um mico na minha lista, encabeçada por ter passado um mês chamando pølse (salsicha) de kuk (órgão sexual masculino) - crazy norwegians - e por ter dado aula de samba pra 400 pessoas. E olha que nem carioca eu sou...


por Bella * 4:07 PM

___________________